sábado, 10 de novembro de 2012

"Me disseram apenas que ele era um delinquente. Que havia matado dois jovens universitários e suas namoradas. E que depois havia roubado o carro deles. Apenas mais um desses bandidozinhos mequetrefes e sem valor pra sociedade. Me disseram para ir devagar com ele. Era um criminoso, mas tinha apenas quinze anos. Homicídio, roubo e porte ilegal de armas, mas estava junto com garotos como aquele que havia tentado furtar dois pães para dividir com os irmãos de rua. Entrei na sala e esperei que o policial o trouxesse. Algemado, ele me fuzilou com os olhos antes de sentar-se na cadeira do outro lado da mesa. "Você é o Pedro, não é?" "Você sabe que sim, vadia. Por que não termina logo a droga da sua avaliação e me deixa ir?" Vadia... Em meio minuto no mesmo ambiente, ele se mostrou pior do que os outros garotos. "Não vim fazer uma avaliação." "Então o que?" "Vim por que você ultrapassou todos os limites, querem te mandar pra prisão, mas antes precisam da minha opinião. E do seu consentimento." "Prisão... Como se eu já não estivesse preso." Ele era mais rude e mesquinho que muito cadeieiro por aí. Olhava por cima. Isso quando olhava. Não falava direto com você. Nunca. "Me disseram que é assassino. Está aqui por que matou." Ele riu sarcástico."Sim, dona. Matei. E mato ainda. Soquei um até a morte semana passada! Os caras nem ligaram. Gostaram até." O menino havia se tornado um sádico... Onde estaria a infância dele? A inocência? Eu precisava achar algo bom nele. Passamos mais de meia hora naquela sala gradeada. O menino só sabia se gabar dos crimes cometidos. Falava rindo, com gosto, com brilho nos olhos. Não pensei duas vezes quanto à minha decisão. O garoto não passava de um marginal. Não havia nada a ser salvo ali. Saí da sala e disse ao diretor que me esperava do lado de fora "mande-o para onde quiser. Não é mais uma criança." Segui pelo corredor. Creio que só então reparei no lugar onde me encontrava. Ninguém ali tinha salvação. Ninguém ali sabia o que era inocência. Muito menos eu."
Alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário